What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Crise


Foi uma crise pessoal, em 1995, que me fez querer conhecer o buddhismo. Nesse tempo até aqui, algumas outras crises, ajustes no caminho, desvios, perguntas, respostas e tendo conhecido o buddhismo antigo nos suttas em páli, a agradável sensação de ter encontrado.
Na minha região, uma única empresa demitiu cerca de 4.000 pessoas. Quatro mil pessoas! E pelo mundo todo é do que se sabe. Gente sendo expulsa da roda da economia, gente que não pode, por um breve período, espera-se, dar o seu empurrãozinho na roda. Gente sem comprar celular, gastar nos shoppings, pagar seguro, queimar combustível... Filhos fora de boas escolas que os habilitariam a fazer parte do esforço de manter o giro da roda... E outras desgraças mais.
Uma crise deve servir, penso eu, para reflexões, questionamentos, demolições, reconstruções, reformas, avaliações e por aí vão os lugares comuns... Mas não é isso que se vê. Que eu vejo. Não há questionamentos! O esforço, o conselho, as instruções, o objetivo e o desejo geral é o de voltar para a roda.
Só isso.
Voltar para o mesmo barco, ou um outro igual ao, que afunda! Todos empenhados em refazer o mesmo ciclo...
Lembro que o meu desemprego, lá em 1995, foi o estopim daquela minha crise...

Nenhum comentário:

Speech by ReadSpeaker