What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

quinta-feira, 2 de abril de 2009


Fé no buddhismo é dependente de compreensão. Quanto mais compreendermos o ensinamento do Buddha, maior será a nossa fé. Não há a necessidade de crer em primeiro lugar. O que não significa que não haja aspectos do Caminho que dependam de uma aceitação pré-compreensão (por algum tempo, pelo menos, é o que dizem...!). Mas estes não são fundamentais a ponto de impedir alguém de tornar-se um buddhista por não aceitá-los completamente. O Caminho é gradual e as verdades fundamentalmente relevantes para o despertar são acessíveis para quem puser em prática as instruções do Buddha.
Assim, fé assume um significado de confiança mais do que de crença. Uma confiança no Buddha é o suficiente para começar a praticar. Um voto de confiança.
Alguém que sinta a necessidade de, por qualquer motivo que seja, iniciar um caminho espiritual e entre em contato com o buddhismo, pode ter despertado em si esse voto de confiança pela mera compreensão intelectual dos princípios básicos do Dhamma. A partir daí, o Caminho gradualmente se constrói. E um objeto dessa fé/confiança no Caminho é o princípio chamado de Os Três Treinamentos: sila, samadhi, pañña (disciplina moral, concentração, sabedoria).

Nenhum comentário:

Speech by ReadSpeaker