What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atroz é Avijja

Diante deste fato absurdo que vitima mais uma criança, como outros que vêm numa sequência assustadora nos torturando pelos últimos anos, como pai, são o horror, o medo e a dor as reações imediatas a um tiro disparado contra a cabeça de uma menina de oito anos de idade por um rapaz de 17 em um assalto numa cidade de SP.
Como buddhista, entendo que preciso ir além da reação natural e espontânea.
Acredito que, de acordo com o que o Buddha ensinou, não devemos aceitar a distância que imediatamente surge entre nós e os 'monstros' que protagonizam tais atrocidades. Antes, me parece ser mais realista e de acordo com o Buddhadhamma, examinar as nossas mentes buscando identificar aquelas sementes ruins que, se nutridas, dariam os frutos apodrecidos de ações abomináveis como estas. Identificar à nossa volta quais são as condições que tornam possível essa safra maldita que temos colhido tão frequentemente. Porque o Buddha ensina que não há outro mal que não sejam as três raízes da aversão, do apego e da ignorância, sendo, esta última, a que reina sobre as outras duas. Ela que nos engana, nos obscurece o pensamento, nos entorpece o julgamento.
Em mim e nos 'monstros'.
Penso que o meu dever como buddhista, no sentido de proteger o mundo, deve ser estar atento a esta miséria comum antes de clamar por qualquer outra coisa.

3 comentários:

Guto disse...

Seu post é bastante pertinente Jorge, especiantelmente tendo em vista todas as coisas que tem ocorrido em nossa sociedade ultimamente.

Obrigado pela oportunidade de aprendizado

Abraços!

Alfredo disse...

Quantas barbaries devem existir, e porque duas é pior que uma, uma ja não seria o suficiente, pelo menos para nós entendermos suas causas e consequencias ?

abçs

Fátima disse...

No geral sempre estamos reclamando de situações que vivemos no passado ou presente. As situações e/ou as pessoas sempre tem um defeito, uma falha, um problema, uma incompreensão.
Como é dificil estar atento à miséria que provoca avijja.
E os mal entendidos, pra falar apenas de um dos mais "inocentes" resultados da ignorância, seguem sendo alimentados a toda hora, a todo instante.
Como disse vc, nos entorpece o julgamento.
É muito fácil, falar, falar...a distância vai aumentando, aumentando....e vamos criando os monstros sem nos aperceber das raízes que alimentamos dentro de nós.
A fala correta é um dos pontos mais dificeis de colocar em prática. Falo por mim tbem.
A dificuldade que é dar um ponto de basta numa conversa inútil, numa fofoca.
Achei ótima a tua lembrança para estarmos atentos à miséria que é comum a todos nós. abraço, Fátima

Speech by ReadSpeaker