What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cobras

O Buddha diz que as sensações são como cobras.
As sensações oriundas do atender aos nossos desejos são como cobras.
Nós sabemos que cobras não são coisas com as quais se brinca. É preciso ter cuidado ao lidar com elas! Quanto a isso não há problema. Mas dizer que o meu bolo de chocolate é uma cobra!? Meu carro novo!? Meu tocador de MP(sei lá em que número está)!?
O "amor" da minha vida é uma cobra!!?
Isso é difícil de engolir!!!
Qual é o problema com as cobras, afinal? Elas são o que são. Fazem o que as cobras fazem. Nós aceitamos isso e não queremos que elas sejam outra coisa.
Mas parece que queremos que as sensações sejam algo que elas não são.
Ficar triste, deprimido, revoltado ou cegar-se não são as reações adequadas.
Precisamos é nos questionar se é possível ou não viver com cobras.

Um comentário:

Alfredo disse...

Acho que a escolha por viver com as cobras é o reconhecimento real de Dukkha. Vai acontecer a mordida se vc reagir. Dukkha é, mas deixe ele lá.

PS. Interessante para mim isso, ver o despertar por dukkha sempre foi mais dificil para mim do que ver por anicca ou anatta

abçs

Speech by ReadSpeaker