What is your language?

Bornes relacionados com Miniaturas

Buscando...?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

nibbida Em Gotas Homeopáticas

Como somos sujeitos a condições!
Nosso humor é tão debilmente dependente!
O exercício constante da atenção (sati) nos habilita a pegar o EU no pulo!
Naquele contínuo de um humor e de repente: ploft! Algo surge e o EU muda!
A atenção, se estiver presente aí, vê bastante claramente a debilidade daquela noção de um EU existente, comandante, chefe de corpo e mente! Porque não escolhemos, então, "Agora eu ficarei contente! Agora triste! Agora mais ou menos! Agora Smurf!"
A cada vez que conseguimos flagrar a debilidade do ego, é como se tomássemos uma gotinha de desencanto.
E podemos rir!

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma excelente prática para nós leigos e aproxima cada vez mais os ensinamentos ao nosso dia a dia.
A meditação tem papel fundamental tanto na observação/investigação e no como lidar para arrefecer e deixar ir nossas impurezas. O entendimento e realização destes pequenos Nibbanas fortalece nossa confiança no Dhamma e torná-o vivo e acessível a todos.
Metta,

Fernando

Alfredo disse...

É, o Nibbida é claro, qdo paramos de brincar com o Sansara, ele para de brincar com a gente. Sansara aqui estamos, acho que essa é a mensagem de Nibbida, se aproximar dos pequenos e por que não chamá-los grandes Nibbanas

Anônimo disse...

E que dizer quando vez por outra... ploft! a atenção se dá conta da tagarelice sem fim que habita aquilo que imaginamos estar sob controle...mais gotas de desencanto. Fátima

Speech by ReadSpeaker